Avançar para o conteúdo principal

Translate

IV | o meu filho não merece isto!


Francisco, 22 de Fevereiro de 2022


Precisava de falar sobre isto. É algo que tenho entalado na garganta. Um nó que não se desfaz. A maioria de vocês conhece a minha situação com o pai do meu filho, quem não conhece, peço desculpa, mas não quero falar mais desse assunto. A verdade é que o meu filho tem quase treze meses, ainda não tinha quinze dias quando o registei. Porém, a parte paterna ficou ao encargo do tribunal. Os meses passaram e no verão, pediram-me três testemunhas da minha relação com o pai, como prova de que ele é o pai. Nomeei as testemunhas e elas lá foram. Depois disso, não soube mais nada até agora.

À umas semanas recebi uma convocatória, para o meu filho ir fazer o teste de ADN. E isso foi ontem e claramente, fomos. A minha mãe entrou com o Francisco, porque vergonhosamente, aquilo tem uma entrada única, em degraus de pedra sem corrimão, sem rampa, aliás, podem ver nas fotos abaixo. Quando a senhora vem ter comigo: o senhor J. também foi convocado, tem de estar presente, mas ainda não apareceu e duvido que venha! E eu, automaticamente fiquei a tremer: desculpe? Ele tem de vir?? E a senhora: tenha calma, acredito que não vem. Permite-me tirar fotos e o sangue?

Enquanto foi lá dentro tirar uma foto da minha mãe com ele, e colher o sangue, isto foram uns cinco minutos, a mim pareceram horas, tremia, o coração disparava a cada homem que passava na rua. E depois, voltaram para me fotografar e colher o meu sangue e tive de assinar papéis, incluindo um que declarava que estivemos lá e fizemos o pretendido sem o pai estar presente. Para mim foi tudo muito bom, porque não o vi nem houve chatices. Embora o meu filho ainda não perceba nada, eu sinto uma mágoa por ele, tenho pena. Foi a chance de o pai o conhecer e simplesmente não apareceu, não quis saber. Obviamente o meu filho não precisa dele, nem de nada, mas ele não deixa de ser pai dele. O Francisco não tem culpa de nada e não merecia isto. Não peço dinheiro, o meu filho não precisa de nada a não ser que o pai vá dar o nome, para que possa ter um cartão de cidadão e os direitos todos.

Mas o meu coração de mãe chora, por o meu filho ter um pai irresponsável e que não quer saber. Filhote, a mãe ama-te pelos dois, pelo mundo inteiro e é para sempre! Enfim, sei que ninguém merece isto, muito menos o meu filho. Só espero que ele seja emocionalmente forte para ultrapassar isto, até porque, garantidamente, não precisa desta pessoa na sua vida.


No post da saga das vacinas usei uma fotografia da Internet, mas vocês acreditaram que era o meu filho. Mas não, o meu Francisco é o bebé da primeira foto deste post e, para quem perguntou, sim, é o meu primeiro e único filho. Devido aos meus problemas de saúde, fiz laqueação de trompas no parto. Beijo  ♥

Tenho 31 anos e sou mãe (solteira) do Francisco, que tem 1 ano. Sou de VN de Gaia, Portugal. Formada em assistente administrativo e técnica de gestão. Sou escritora freelancer, revendedora Avon. Portista, amante de livros e cinema, adoro maquilhagem. O meu ídolo é Deus!

Comentários

  1. Olá Daniela,
    A tua crónica é bem ilucidativa da dor que sentes, pelas razões descritas na mesma.
    É de facto lamentável, iria até mais longe, criminoso, que um pai ignore e despreze o próprio filho.
    Não conhecendo as razões, nem tenho que conhecer, da vossa separação, espero sinceramente que esta situação se resolva, para bem do Francisco e do teu.

    Faço votos, para que tudo na tua vida corra pelo melhor. São os meus sinceros desejos.

    Felicidades para vocês.

    Continuação de boa semana!

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Te entendo,Daniela! Pena essas situações. A sorte é que tu tens amor em dobro pra dar pra ele! Boa sorte SEMPRE! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amo-o mesmo muito! Não sei até que ponto tem sorte em ser meu filho, pelos meus problemas de saúde, mas está mil vezes melhor do que com o pai

      Eliminar
  3. Muito interessante este seu texto, quero desejar tudo de bom pra você e para o seu filho.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. És uma mulher guerreira , e sempre lutaste por tudo de melhor pra dar ao teu filho , eu bem sei um pouco da tua historia que passaste e continuas a passar...
    Desejo tudo corra bem . beijinhos e sejas forte que tudo vais alcançar mesmo tendo os problemas que tens , mulher assim como tu és , e uma Rainha!

    ResponderEliminar
  5. Deixo te um abraço de amizade e muita força

    ResponderEliminar
  6. Por acaso sou uma das que te acompanha já há alguns anos. Sei da tua história, pelo que contaste aqui no blogue.
    Ele vai ter que dar o nome. Acho que o facto de te terem chamado para submeterem o menino para o teste de ADN é uma humilhação para ti, mas são as leis do tribunal. Principalmente quando têm todo o historial dele.

    Temo, que ele ao dar o nome queira conhecer o filho ( que é um direito que tem) e ao fazê-lo, criar-te complicações. Temo mesmo. Não é isso que te desejo.

    Já agora, eram precisas as fotos do menino para quê?
    Desejo-te a maior sorte do Mundo. 🍀💖

    Beijinhos a ambos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também não sei, nem sei porque eu fiz o teste se a maternidade não está em causa. Mas quero é que o meu filho tenha os direitos. Se ele faltou para me prejudicou-se a ele mesmo, porque na convocatória dizia que se faltasse pagava multa e também podem perceber o desinteresse pelo filho. Da minha parte esta tudo em dia, dei a custódia à minha mãe

      Eliminar
  7. Amor de mãe encobre uma multidão de Abandonos que bem sabemos que há no mundo.
    Seu Amor vale por dois, querida amiga Daniela.
    Acompanhei a primeira parte do seu blog e vi o quanto sofreu.
    Tenha dias abençoados com seu lindo filhinho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É Daniela e como eu te entendo, hoje ele é pequeno não entende, mas quando tiver 8 anos começa sentir falta e talvez ele vai perguntar pelo pai.
    Mas tenho certeza que o amor de mãe é o maior amor do mundo e o Francisco vai ser muito amado.
    Desejo muitas bençãos a você e a Francisco.

    Beijinhos para vocês dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele vai saber toda a verdade, mas não precisa do pai para nada

      Eliminar
  9. coragem querida. é muito difícil ver os filhos passando por questões complexas tão cedo. mas se é necessário, q vc encontre serenidade pra enfrentar os desafios. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acredito que Deus me vai dar toda a força, nunca me abandonou e acredito que vai ser sempre assim. beijinho

      Eliminar
  10. olha amiga eu nao conheço o meu pai e tenho 58 anos e ele nunca me fez falta porque tinha Amor de muitas formas e isso me fez a mulher que sou por isso o seu filho tem o seu Amor e isso é muito bom que ele o sinta por isso desejo tudo de bom para si e para ele o Amor ele vence sempre a o seu filho é lindo e voces juntos vam vencer tudo coragem e muita força bjs saude

    ResponderEliminar
  11. Olá, Daniela! De facto, é uma situação complicada, mas, dessas situações, muitas vezes surgem aprendizagens importantes e forças renovadas, além de uma orientação para aquilo que é mais importante, como o amor! Desejo o melhor para ti e para a tua família, um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo tem um lado positivo, mas tenho pena pelo meu filho.

      Eliminar
  12. São realmente situações muito complicadas!
    O teu bebé é mesmo muito bonito!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  13. Daniela, tenha fé que tudo vai dar certo.
    Te desejo sorte e muita paz.
    A você e sua família.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Daniela, quero agradecer sua visita no meu blog. Espero que não seja a última.
    São sensible á sua situaçao. Francisco é um menino muito bonito, como você. Comprendo a situação, mas dadas as circunstacias que ouservo, é melhor ser nai solteira que mao acompanhada. Não é fácil criar um filho/a sosinha, eu sei, porque eu criei e muito bem, o pai tivo o seu papel e alguma presenza, mas pelo demais, eu sosinha. Não foi fácil! Por iso a compreendo.
    Sairán a frente, vai ver que sim,vque é possible e, se cadra milhor. Não sufra. Um nome não o e tudo e se não ha amor, para qué quer um nome asím. Pode usar os seus nomes.
    Desejo que desfrute do seu menino. É um bençao!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Minha querida, um solidário abraço de quem já ouviu o pai do seu único filho afirmar em pleno tribunal que nunca cumprira o acordo de alimentação feito no divórcio porque se esquecera, isto quando já tinha outro filho do segundo casamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o caso, mas seja como for, os filhos não são feitos sozinhos, há deveres de ambas as partes. Mas não peço dinheiro, mas sim que o meu filho tenha nome....beijjinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Olá caro leitor,

agradeço a visita e os minutos dedicados à leitura do artigo. Convido-te, se me permites tratar-te por tu, a ficar só mais um minuto ou dois, deixando o teu comentário, para poder responder e retribuir. Se gostaste do meu blog, segue-o para que possas voltar sempre que quiseres.

Atenção: todos os comentários são moderados, para que possa dar toda a minha atenção e responder.

Estarei sempre disponível no meu e-mail: danielasilva.282021@gmail.com